(71) 99136-7115
Ultrassons morfológicos do 1° e do 2° trimestres

Ultrassons morfológicos do 1° e do 2° trimestres

17 de julho de 2017

Durante o pré-natal a gestante deve realizar alguns exames de ultrassom para avaliar o desenvolvimento do seu bebê. Dentre esses exames, existem dois mais importantes e que devem ser realizados, de rotina, em toda e qualquer gestante: são os chamados ultrassons morfológicos do 1° e do 2° trimestres.

O ultrassom morfológico do 1° trimestre deve ser realizado entre 11 e 14 semanas de gestação e tem como uma das suas principais finalidades a avaliação da Translucência Nucal (ou TN). A Translucência Nucal é um acúmulo de líquido na nuca do bebê, presente em todos os bebês, nessa idade gestacional. Ela está aumentada em fetos portadores de síndromes cromossômicas (como a Síndrome de Down), o que torna o ultrassom morfológico do 1º trimestre um importante método de rastreamento dessas síndromes.

Além disso, o ultrassom morfológico do 1º trimestre possibilita a determinação precisa do tempo de gravidez, o diagnóstico de uma eventual gestação gemelar e o diagnóstico de algumas malformações fetais, como a anencefalia. Ainda nesse exame, algumas vezes (mas nem sempre), é possível determinar o sexo do bebê.

O ultrassom morfológico do 2º trimestre, por sua vez, deve ser realizado entre 20 e 24 semanas de gestação e permite a avaliação ainda mais detalhada da morfologia do bebê, uma vez que quase todos os órgãos já completaram seu desenvolvimento nessa época. Nesse exame, toda a anatomia fetal é avaliada de forma sistemática, permitindo o diagnóstico da grande maioria das malformações fetais.

Além de permitir o diagnóstico de malformações, o ultrassom morfológico do 2º trimestre permite avaliar o crescimento fetal, a quantidade de líquido amniótico, a posição da placenta e a determinação do sexo do bebê.

O ultrassom morfológico é realizado da mesma forma que os demais exames ultrassonográficos, não requerendo nenhum preparo especial, nem existindo a necessidade de se assustar com o procedimento. Apenas o profissional, com formação na área, irá visualizar com mais precisão as informações necessárias.

Top